sábado, abril 15, 2006

Mundos em miniatura



Desde que em 1933 foi inventado o microscópio electrónico, que funciona abaixo do comprimento de onda da luz (380 nanometros), os cientistas começaram a poder observar com minúcia aquilo que compõe a matéria.
Daí para cá os cientistas desenvolveram toda uma gama de métodos para obter imagens dessas pequenas estruturas (cristalografia em RaioX, espectroscopia de ressonância magnética nuclear e microscopia da força atómica).
A Física Quântica dividiu o átomo e revelou que tudo é energia condensada e os testes com aceleradores de partículas fizeram com que o cientista passasse a ser uma das variáveis da experiência.
A crescente onda de miniaturização originou as nanotecnologias e a criação de sistemas microelectromecânicos, com aplicações já existentes na segurança, na medicina, em robótica, etc. Os engenheiros do nano-mundo estão a conceber pequeníssimos instrumentos tridimensionais, copiando e respeitando as leis daquele mundo natural, que podem ser utilizados para beneficiar os sistemas onde são introduzidos.
As novas tecnologias moleculares estão a revolucionar a medicina e a inventar novos materiais com aplicações importantes nas nossas vidas (alimentação e texteis).
Juntamente com a promessa de progresso, as novas tecnologias terão poderes destrutivos.O desafio está em irmos acompanhando estes desenvolvimentos, assegurando que eles sejam utilizados da maneira mais construtiva.

1 Comments:

Blogger jm disse...

Fotos e pesquisa em NewScientist.

1:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home