quinta-feira, abril 13, 2006

A Graça da Garça


Se eu tivesse comigo uma máquina fotográfica digital podia apresentar aqui uma imagem muito bonita, que eu fixei e agora vou tentar descrever.
Era um bando de 37 flamingos, mancha rosada e branca que se destacava na lama negra. A 100 metros da margem, onde eu brinquei e cresci, labutavam pela vida de bicos enfiados na lama, na procura do sustento que lhes proporciona a maré baixa.
Ao fundo, por cima do Bico dos Antónios, o Rosarinho resplandecia sob um arco íris lindíssimo que o tempo alternava fazendo aparecer e desaparecer. Os raios do sol passavam por entre as nuvens escuras e iluminavam claramente a zona de Sarilhos e Montijo.
Para completar este quadro, e seria nesse momento a imagem a guardar, uma garça aproximou-se voando cheia de graça e veio pousar em frente a mim, entre a margem e o bando de flamingos.