sexta-feira, janeiro 13, 2006

A Matemática e a Música

Existe uma relação de cumplicidade entre a música e a matemática devido à componente rítmica. Os números estão directamente relacionados com a música quando falamos de uma sequência rítmica, do compasso de uma canção ou dos valores das figuras que definem uma melodia ou harmonia. A composição moderna chegou a utilizar a série dos doze sons da escala cromática como ponto de partida para criar uma música, que eu chamaria de "democrática", onde os sons são dispostos, mais lógica que sensorialmente, com recurso a fórmulas matemáticas. No entanto, ao contrário da matemática, a música não é uma ciência exacta, mas é arte num tempo possível de se representar.
Os cientistas dizem que a zona do nosso cérebro mais estimulada por estas duas disciplinas é a mesma, a que nos dá a capacidade de abstracção, imaginação, criatividade, etc.
A aprendizagem gradual da música desenvolve de uma forma agradável e pedagógica as necessidades de abstracção que a matemática, num grau mais avançado, exige.

6 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

ola eu sou uma rapariga de 12 anos e este site ajudou-me muito num trabalho de pesquisa no ambito da desciplina de matematica
so para fikar o meu tema de pesquisa era a metematica e amusica
obg ajudaram-me mto
bjs

3:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Obrigado pelo comentário.
Fico contente e desejo-lhe muito sucesso.

4:24 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

queria falar que esse site me ajudou muito em ujma pesquisa da escola. Tudo que eu precisava eu achei aqui,
MUITO obrigada.!
Beeijo . ♥

5:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

n sei o que seria de mim se n tivesse achado este site, porque n encontrei em nenhum outro site o que eu precisava p o trabalho da escola
'brigada!

3:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

MUITO MUITO obrigada ajudaram-me a fazer um trabalho para matemática foi importante a vossa ajuda

xau bjs!!!

5:04 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Acho que nao esta nada de especial e a mim não ajudou a fazer o trabalho que eu pretendia !
Deviam melhorar isto.
xau

7:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home