terça-feira, novembro 08, 2005

O som do silêncio

O silêncio pode estar ligado ao medo, ao descanso, à apatia, à introspecção. Quando estamos conscientes dele (e fartos) pode dar origem a sons como zumbidos, como se houvesse uma despressurização da pulsão vocal através dos ouvidos. Quando faz parte da música, torna-se um poderoso aliado dos compositores, dando-lhe significado.
A ausência de silêncio pode estar relacionada com sons musicais ou com ruídos (extroversão, actividade, alegria, raiva, etc). É cada vez mais difusa a fronteira entre som musical e ruído, tendo alguns criadores actuais introduzido nas suas composições, bandas magnéticas, vozes e ruídos do quotidiano.
A primeira vez que me lembro de ouvir o som do silêncio foi quando conheci "A viúva". O meu pai correu a esconder um monte de jornais que tinha debaixo da cama, e ficamos fechados em silêncio a olhar pela fresta da janela, enquanto o meu vizinho Zé Marinheiro era metido dentro de uma carrinha preta por homens de mau semblante.

3 Comments:

Blogger AV disse...

Ouve-se aqui um grande silêncio...
AV2

9:17 da tarde  
Blogger AV disse...

Não dá para meter as tuas músicas ? ...excertos é claro !

AV2

9:19 da tarde  
Blogger jm disse...

Nos links Ouvir música! e Rocks Recordings tens vários leitores com música infantil,excertos de originais e misturas do DJ Rui C.

10:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home