Audição e audiação
É sabido que quando duas pessoas ouvem música, ou observam uma pintura, não assimilam
os mesmos elementos . A forma como se apreendem esses elementos está relacionada com o nosso conhecimento e experiência sobre cada arte. Um leigo ouvirá apenas música e verá uma pintura apreciando o que provocam em si. Um músico e um pintor, para além disso, poderão reconhecer aspectos técnicos e de composição, estrutura,etc. que lhe permitem ter uma apreciação com significado.
" A música não é uma linguagem porque não possui uma gramática nem partes de discurso. No entanto, possui uma sintaxe, que é a razão pela qual aprendemos uma ordem lógica nos sons. O significado é atribuido à música através da sintaxe. Para apreendermos a sintaxe de uma peça de música temos de audiar a sua organização e estrutura... ... a forma, o estilo, a harmonia, as modulações, a dinâmica e o timbre. Sem a capacidade de audiar é difícil para os ouvintes distinguir sequências, repetições ou contrastes na música e não discernirão a sua forma global.
Quanto mais formas de audiar a sintaxe na música possuir quem a ouve, maior será a sua compreensão musical e maior, claro, será a sua aptidão musical global."
Edwin Gordon "Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré- escolar"
os mesmos elementos . A forma como se apreendem esses elementos está relacionada com o nosso conhecimento e experiência sobre cada arte. Um leigo ouvirá apenas música e verá uma pintura apreciando o que provocam em si. Um músico e um pintor, para além disso, poderão reconhecer aspectos técnicos e de composição, estrutura,etc. que lhe permitem ter uma apreciação com significado.
" A música não é uma linguagem porque não possui uma gramática nem partes de discurso. No entanto, possui uma sintaxe, que é a razão pela qual aprendemos uma ordem lógica nos sons. O significado é atribuido à música através da sintaxe. Para apreendermos a sintaxe de uma peça de música temos de audiar a sua organização e estrutura... ... a forma, o estilo, a harmonia, as modulações, a dinâmica e o timbre. Sem a capacidade de audiar é difícil para os ouvintes distinguir sequências, repetições ou contrastes na música e não discernirão a sua forma global.
Quanto mais formas de audiar a sintaxe na música possuir quem a ouve, maior será a sua compreensão musical e maior, claro, será a sua aptidão musical global."
Edwin Gordon "Teoria da aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré- escolar"
1 Comments:
Filhos da puta _|_ meu nome é Raio
Enviar um comentário
<< Home