sexta-feira, agosto 25, 2006

Um Novo Renascimento


Trans-Humanismo: " O homo-tecnológico é a medida de todas as coisas"

O Transhumanismo é um movimento que se baseia no facto de que se podem utilizar as inovações tecnológicas (Inteligência Artificial, Engenharia Genética, Informática, Nanotecnologias, Implantes Neuronais, Robótica, Colonização Espacial,etc) para melhorar os seres humanos (como indivíduos, como sociedade e como espécie), e éticamente pensar que fazê-lo é bom.
Que se pode, brevemente, parece não haver dúvidas; o debate reside em se se deve, havendo vozes discordantes .

"Estas ideias são muito assustadoras para muitas pessoas. Desigualdades sociais levam à ideia de que os ricos vão passar a ser ainda mais inteligentes e evoluídos, aumentando ainda mais essas injustiças sociais. A Igreja afirma que vai contra Deus, ambientalistas são contra um ainda maior controle do Homem sobre a Natureza, comissões de ética são contra, etc. Realmente existem muitas pessoas contra o transhumanismo. Mas como Bertrand Russell afirmou: "Se 50 milhões de pessoas disserem uma coisa idiota, continua a ser uma coisa idiota." É claro que existem alguns perigos inerentes a estas — e outras — tecnologias, mas não será melhor desenvolver e estudá-las do que fugir, ignorar e fechar os olhos ?"

14 Comments:

Anonymous Anónimo disse...

Sem dúvida. Mas não é tudo...

1:11 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

"Se começarmos a transformar-nos em algo superior, que direitos reivindicarão essas criaturas aperfeiçoadas e quais possuirão em comparação com os que não o são?"

Sabemos que são sempre as elites a disfrutar primeiro das inovações,que demoram por vários motivos a difundir-se.
Ainda hoje existem milhões de pessoas adultas que não sabem ler nem escrever e vivem na miséria sem quaisquer direitos.

3:58 da manhã  
Blogger Estudo Geral disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:21 da tarde  
Blogger Estudo Geral disse...

Cuidado com o conceito de superioridade. Por vezes a perspectiva é bastante ilusória. Pense-se, por exemplo, na tentativa de aprefeiçoamento da raça ariana, à maneira hitleriana. Igualmente podemos perguntar se um cidadão americano tipo classe média é superior a um índio amazónio que das novas tecnologias de ponta não sabe nada.

2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Superoridade, aparece aqui no sentido de aproveitar aquilo que a tecnologia nos pode oferecer (tal como um homem de carro percorre maior distância no mesmo tempo que um outro andando a pé).
A diferença das novas tecnologias é que elas podem ser acopoladas(tal como um pacemaker)dentro do organismo humano amplificando todos os sentidos, a memória e a velocidade de funcionamento do cérebro.

7:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Podem ou poderão?

11:42 da manhã  
Blogger jm disse...

Algumas já podem (repara nos últimos avanços da medicina no tratamento do cancro).

3:16 da manhã  
Blogger jm disse...

Muita gente vai recusar as "escavadoras genéticas" de que fala Francis Fukuyama no artigo linkado neste post.Mas as experiências e pesquisas continuarão porque não dependem da iniciativa pública.
Resta-nos estar atentos ao desenvolvimento científico pois é daí que virão as respostas a muitas das nossas dúvidas.

3:56 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Meus amigos, não tenham medo da superioridade que a tecnologia nos pode trazer, enquanto indivíduos que a aproveitam seja de que forma for.Ninguém nasce igual, a sociedade igualitária é uma utopia. O objectivo final da ciência é descobrir deus, através da sucessiva mudança de paradigmas, que só a superioridade permite. O poeta disse: "O homem é do tamanho daquilo que vê."

10:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Atenção. "Se 50 milhões de pessoas disserem uma coisa idiota continua a ser uma coisa idiota." Sem dúvida! Todavia, continuamos muitos mais que 500 milhões, a consumir idiotices, como se fossem verdades. Se me disserem, mil vezes, que sou uma galinha, às tantas, dou por mim a chocar um ovo.

12:05 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Lute contra o seu condicionamento.
Torne-se um galo !

1:08 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Para continuar na família dos galináceos, não obrigado!
Já que, a circunstância me fez ave, ao menos um Pardal livre, anti-maçon.

10:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

jm, é que está condicionado, ele que dê asas à imaginação, os galos têm normalmente fins tristes.
A resposta de 21Rs, é fixe, mas não se esqueça que as àguias teoricamente estão menos condicionadas que os pardais.

7:12 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

anonymous, não reparou no pormenor
"pardal livre anti-maçon," que por si só quer dizer que está mais apto para lutar contra os condicionalismos do ser, as águias, apenas voam mais alto e são fisicamente mais fortes...

7:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home