domingo, julho 16, 2006

Até quando?


Vivemos num mundo cada vez mais diversificado e em mudança, tanto pela mistura de culturas como pelo avanço crescente de novas tecnologias. A quantidade e mobilidade constante dos fluxos de informaçáo permite uma leitura "na hora" dos acontecimentos, podendo ser aproveitados pelos que conhecem, dominam e divulgam, para influenciar as mentalidades e ganhar apoios que doutra forma não teriam.
As culturas dominantes (anglo-americana e sino-asiática) representadas nos G8 pelos países mais ricos continuam uma política de agressão aos países mais pobres, alargando a distância na capacidade de acumular riqueza e forçando-os a compromissos que ajudam a eternizar o poder dos mais poderosos.
A ONU já há muito tempo que perdeu a sua autoridade sendo, naquilo que é importante, ultrapassada pelos interesses de alguns países.A globalização encaminha-se para um cenário em que meia dúzia de países dominam e subjugam todos os outros prometendo uma estabilidade "podre" ou obrigando, através da corrupção, de guerras e sanções, às mudanças requeridas.
Até quando estará adiado um mundo mais justo, em paz e fraternidade?