sexta-feira, janeiro 27, 2006

Mozart (1756 - 1791)

Comemora-se hoje os 250 anos do nascimento de Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus, compositor Austríaco, intérprete de música de tecla, violinista, violista e maestro.
Autor de vasta obra para os mais variados instrumentos, e possuidor de um domínio técnico infalível, tocou e dirigiu óperas e concertos por toda a Europa.
Desde muito novo e até ao fim da sua curta vida, Mozart compôs, com genialidade, uma música que mostra um sentido de forma e simetria inato e um instinto musical fora do comum.
Morreu na miséria depois de não ter conseguido uma posição estável na corte de Viena, sendo preterido por Sallieri, no cargo de director de orquestra.
"As circunstâncias da morte de Mozart e a forma apressada e imprópria como um dos homens mais famosos de Viena foi enterrado deram origem a teorias sensacionalistas, e embora nenhuma tenha sido provada, todas elas apresentam bases para se pensar que os factos ocorridos não coincidem com os da versão oficialmente divulgada na época." (Dicionário Oxford de Música)