sexta-feira, novembro 11, 2005

dialogos_lusofonos@yahoogrupos.com.br,

Pode dançar-se o fado, mas não é usual fazê-lo. Normalmente acontece e até é tradicional que aconteça, em espectáculos como por exemplo o teatro de revista, ou nalguns musicais que possuam números dedicados ao fado, alguns deles serem acompanhados com passos de dança.
Perceba-se que o fado é uma moda "intimista", é um canto de alma,claramente lhe respondo que não se deve falar, nem fazer ruído, mas dir-lhe-ia o mesmo se estivessemos a assistir a uma sessão de declamação poética, ou , comparando, se num concerto do Vinicius de Morais, Toquinho e Betânia ou Maria Creuza houvesse um grupo de ruídosos bem bebidos na primeira fila, que fazíamos ? (Copo mesmo só no palco o do Vinicius).
Não há tese objectivas sobre as origens do Fado, mas está concerteza enquadrado no triangulo Atlântico (Africa-Brasil-Portugal) e é fantástico as semelhanças por exemplo com as mornas de Cabo Verde como assisti há dias naTV a um "casamento musical", com a voz da Ana Moura (nova vaga) e uma cantora cabo-verdiana. Conhece uma coisa gravada pelo Martinho da Vila(fantástico) mais a nossaKatia Guerreiro que se chama "Dar e receber", outro "casamento" magnífico entre a voz açucarada e malandra dele e a resposta "fadista" da Katia ?

Excerto de um mail da CEAV. Sabem que há um músico e compositor que mora cá, que compôs um dos temas do album da Ana Moura? Chama-se Carlos Viana .