sábado, dezembro 31, 2005

Boas Entradas

Apesar da azáfama da preparação do espectáculo da Passagem de Ano, quero agradecer as mais de 700 visitas recebidas nos dois meses de existência deste blog. Quero saudar todos os bloguistas e a blogosfera em geral, desejando que o novo ano venha confirmar a importância de cada voz num todo cada vez mais uniforme. Votos de muita felicidade e saúde.

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Miaaaau...

quarta-feira, dezembro 28, 2005

terça-feira, dezembro 27, 2005

A Fome e a Vontade de Comer

O padre abriu a portinhola do confessionário e disse: "Quais são os teus pecados? Desabafa comigo." "Padre, tenho 96 anos e ainda sou virgem, não sei se fiz bem, mas quero chegar ao céu limpa de pecados." "Ó minha filha, então tu fizeste uma coisa dessas! Se tivesses casado e respeitado os sagrados laços do matrimónio, também eras bem recebida no céu, e escusavas de sofrer tanto. Mas deixa, que lá também irás experimentar muitas alegrias, porque o ambiente ainda é mais prazeroso que aqui neste reino."
A velhota foi para casa sempre a pensar naquilo e, no dia seguinte, decidiu que já só estava ali a perder o seu tempo e atirou-se da varanda. Caiu no momento em que passava um caminhão de caixa aberta carregado de bananas, que amorteceram a queda, e ela desmaiou por uns momentos, mas ainda estava viva. Quando acordou, o caminhão tinha parado numa quinta e a velhota abriu os olhos, viu palmeiras, céu azul e pássaros a cantar. Ainda tonta da queda, lembrou-se de tudo, e pensou que já estava no céu. Quando começou a apalpar à sua volta disse:
"Calma! Calma! Um de cada vez..."

O Trítono

Depois de criar a Escala de sons organizados, como hoje os conhecemos no Ocidente, e de desenvolver os instrumentos para reproduzir a música, alguns homens resolveram perseguir alguns grupos de sons que eram incómodos, porque criavam tensões entre si gerando uma ideia de conflito. Ao contrário daqueles sons que eram mais ou menos transitórios, ou de outros completamente estáveis, estes outros sons necessitavam urgentemente de estabilidade, e o ouvinte só descansava quando eles mudavam para outros que lógicamente os atraíam.
O intervalo de 4ª aumentada, o trítono, que compreende 3 tons e divide a escala precisamente ao meio, é um intervalo difícil de cantar e, durante a época medieval, era costume chamar-lhe "diabolus in musica", sendo proibida a sua utilização principalmente na música de carácter religioso.
Só no final do séc.XIX os compositores começaram a devolver a dignidade àqueles sons durante tantos anos amordaçados e puderam então surgir novos e modernos estilos musicais. Stravinsky, Erik Satie, Debussy, foram talvez dos mais corajosos.

domingo, dezembro 25, 2005

A Festa da Luz

As antigas culturas europeias eram adoradoras do Sol, e alguns lugares míticos, como Stonehenge, ainda nos mostram como os homens aprenderam a venerar a luz do Astro rei.
É por esta altura que, todos os anos, depois de termos chegado à noite mais longa, os dias começam a ser cada vez maiores até atingirem o ponto máximo no princípio do verão.
Este ano o solstício de inverno começou às 18.35 do dia 21.12, como sempre apenas para metade do planeta, enquanto na outra metade começa o solstício de verão.
Esta data sempre foi celebrada pelos povos antigos (do Oriente, egípcios, persas, gregos e romanos, estes, a partir de Júlio César) como sendo a época do nascimento do Sol e a sua expansão e crescimento como luz, calor, energia e inspiração.
Talvez não seja por acaso que a festa do Natal decorre nesta época em que um novo e igual ciclo vai acontecendo eternamente. Talvez as crianças, que são os nossos sóis em crescimento, precisem mesmo do nosso maior esforço e veneração para que os próximos ciclos sejam de ascensão.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Fome de Dignidade

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Sugestão para uma prenda

"Às vezes, ouvia dentro de si uma voz suave e meiga, que lhe recordava docemente coisas esquecidas, que se queixava docemente, tão docemente que mal a ouvia. De súbito, compreendeu claramente que levava uma vida estranha, fazia muitas coisas que não passavam de um jogo, se sentia alegre e, algumas vezes, experimentava prazer, mas que a verdadeira vida passava por ele e não lhe tocava. Como um jogador que joga com a sua bola, ele jogava com os seus negócios e com as pessoas que o cercavam, observava-as e divertia-se com elas; mas o seu coração, a sua verdadeira natureza, não entravam no jogo. A sua verdadeira personalidade vagueava algures, muito longe, prosseguia o seu caminho invisívelmente e não tinha nada a ver com a sua vida. Às vezes sentia medo de tais pensamentos e desejava poder compartilhar, também, com intensidade, o infantil quotidiano daquela gente, participar verdadeiramente nele, apreciar e viver as suas vidas em vez de estar ali apenas como espectador."

terça-feira, dezembro 20, 2005

A iniciativa

Um homem da cidade passeava pelo Alentejo e encontrou um pastor que estava sentado à sombra debaixo de um sobreiro, enquanto algumas ovelhas se espalhavam pela planície seca.
"Boa tarde", "Viva, boa tarde","Passei ali num sítio que tem pastagens muito verdes perto de uma ribeira, se levasse para lá o gado era melhor para si","Mas porquê, homem?" perguntou o pastor."Porque os animais iam ficar mais bem tratados e assim reproduziam-se melhor, e o rebanho ia aumentar","Mas porquê?","Então, depois de ter vários rebanhos, poderia empregar outras pessoas","Desculpe, mas ainda não compreendi, porquê?","Homem, você assim ficava com mais tempo para si, para não fazer nada". O pastor olhou para o outro e deu uma gargalhada com gosto, "Ó amigo, então você não vê que isso já eu estou a fazer!!"

domingo, dezembro 18, 2005

Os Intervalos na Música

Designa-se por intervalo a distância entre dois sons. Cada distância entre os sons da melodia de uma canção confere a esta um carácter definido. Se fossem outros os intervalos não seria aquela a canção. A música está aliada a todos os sentimentos e em cada momento eles são invocados através dos intervalos:

Segunda- carácter suave, gentil, fluente, flexível, cantável
Terceira- carácter íntimo, sensível, quente, calmo, tranquilo
Quarta- carácter forte, estável, sólido, robusto, dinâmico, afirmativo
Quinta- carácter aberto, alegre, vivo, dominante, extrovertido
Sexta- carácter sentimental, sensual, delicado, doce, romântico
Sétima- carácter tenso, rígido, forte, harmónico
Oitava- carácter enérgico, brilhante, jovial, exultante, jubiloso

«&»

Boas Festas, Feliz Natal

*
Quisera,
Senhor neste
Natal, ornar uma
árvore dentro do meu
coração, e nela pendurar
em vez de presentes, os nomes
de amigos. Os de longe e os de perto.
Os antigos e os mais recentes. Os que vejo
cada dia e os que raramente encontro. Os das
horas difíceis e os das horas alegres. Meus amigos
humildes e meus amigos
importantes. Os que sem querer
magoei, ou sem querer me magoaram.
Os que pouco me devem e aqueles a quem
devo muito. Os nomes de todos os que já passaram
pela minha vida. Que seja uma árvore de raízes muito
profundas para que seus nomes nunca sejam arrancados do
meu coração. De ramos muitos extensos para que novos nomes,
vindos de todas as partes, venham juntar-se aos existentes. De
sombras muito agradáveis
para que a nossa Amizade
seja um momento de repouso
nas lutas da Vida.


sábado, dezembro 17, 2005

sexta-feira, dezembro 16, 2005

A harmonia de um entardecer

Um homem

Um homem quis aprender o destino
E foi estudar Filosofia e Matemática
Mas encontrou dentro de si o menino
E as origens da Gramática.
Um homem quis ser um cientista
Um político poeta carpinteiro
Mas encontrou dentro de si o artista
E foi o que quis ser primeiro.

O Homem moldou os sons, organizou o sentimento
E em certos momentos bons libertou a voz ao vento,
Cantou amores e guerras e saudades do futuro
Cantou os rios e as serras, cantou o claro e o escuro.

Um homem falou de uma forma séria
Da sua fé e da sua liberdade
Mas encontrou o espírito e a matéria
E a ligá-los a vontade.
Um homem revoltou-se contra o poder
Lutou desesperadamente para se libertar,
Encontrou dentro de si o inimigo
Mas sobraram-lhe forças para cantar.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Uma folha em branco

Uma folha em branco é como o silêncio
É um espaço de paz e abandono
Recipiente submisso das irrealidades
Que bailam na aura de uma caneta.

Uma folha em branco é um desafio
É uma chama invisível que provoca
Convidando a descobrir a arte
Na opacidade das reflexões.

Uma folha em branco é como um espelho
Onde o poeta se encara e deixa cair uma lágrima
Num rio de palavras fluindo
Em horizontes de amor, risos e esperança.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Os Amores Perfeitos

Nascem, crescem, florescem,
Alegram-nos o olhar;
E quando o Sol ajuda
As cores a brilhar,
O nosso olhar insiste
Para neles poisar.

Quando a Primavera acaba
Deixam sair a semente,
E quando o Sol ajuda,
E a chuva, e o ar,
Nascem novamente
Para nos encantar.

Morrem depressa, os Amores Perfeitos
Mas sempre tornam a nascer.

29.03.98

terça-feira, dezembro 13, 2005

Bela, a Natureza

Fócrates...!!

Um dia, Deus, muito insatisfeito com a humanidade e com os seus pecados, decidiu pôr um fim a isto tudo.Deus reuniu então todos os líderes mundiais para lhes comunicar pessoalmente a sua decisão de acabar com a humanidade em 24 horas.Deus disse:- Reuni-vos aqui hoje para vos comunicar que, farto de vocês, decidi extinguir a humanidade em 24 horas.E os líderes, atónitos, responderam:- Mas, Senhor...- Nada de MAS!... Este é o limite! A humanidade vai abandonar a Terra para todo o sempre! Portanto, voltem aos respectivos Países e digam ao povo que esteja preparado. Têm 24 horas!
O primeiro a reunir o povo foi Bush. Em Washington DC, através de uma mensagem à nação, Bush disse:- Americanos, eu tenho uma boa notícia e uma má notícia para dar. A boa notícia é que Deus existe e falou comigo. Mas, claro, já sabemos disso. A má notícia é que esta grande Nação, o nosso grande Sonho, só tem 24 horas de existência. Este é o desejo de Deus.
Fidel Castro reuniu todos os cubanos e disse:- Camaradas, povo Cubano, tenho duas más notícias para dar. A primeira é que Deus existe!... Sim! Eu vi-o! Estava mesmo à minha frente!!! Estive enganado este tempo todo!... A segunda má notícia é que, em 24 horas, esta magnífica Revolução pela qual tanto temos lutado, vai deixar de existir!
Em Portugal, Fócrates-o-Zé, dá uma conferência de imprensa:- Portugueses, hoje é um dia muito especial para todos nós! Tenho duas boas notícias para vos dar: a primeira boa notícia é que eu sou um enviado de Deus! Um mensageiro! Porque conversei com ele pessoalmente! Eu sou "o Escolhido"! A segunda boa notícia é que, conforme constava do Programa do Governo e, em apenas 24 horas, serão erradicados para sempre: o desemprego, o analfabetismo, o tráfico de drogas, a corrupção e a pedofilia. Os problemas de transportes, de água e luz, de habitação, a burocracia, e o mais espectacular de tudo, o IVA e o IRS vão acabar, assim como a miséria e a pobreza neste País!!! Assim sendo, este Governo vai cumprir tudo o que prometeu!!!

O mostrengo

O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
À roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,
E disse: "Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?"
E o homem do leme disse, tremendo:
"El-Rei D. João Segundo!"

"De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?"
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,
Três vezes rodou imundo e grosso,
"Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?"
E o homem do leme tremeu, e disse:
"El-Rei D. João Segundo!"

Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,
E disse no fim de tremer três vezes:
"Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!"


Da "Mensagem" de Fernando Pessoa

Reserva Protegida

sábado, dezembro 10, 2005

Sondagens

Alguém me sabe explicar o que significam as
bolinhas de cores diferentes?

À Aventura

Quando embarcaram nas caravelas enfrentando o mar desconhecido, aquilo que verdadeiramente os unia era a aventura. Em cada paragem, em cada praia, em cada ilha, foram-se descobrindo. Às vezes alguém ficava, obrigado, mas muitas vezes voluntáriamente e criando raízes. Nas viagens de regresso à terra natal traziam consigo a família e haveres.
Assim se foi unindo o Ocidente com o Oriente, o Norte com o Sul.
Para além da forma como a história foi contada, essas poucas e virtuosas raízes estão vivas e germinam num mundo em constante evolução, onde a aproximação e a partilha reclamam um maior entendimento.

A miscigenação

A aurora, o rio e a ponte

quinta-feira, dezembro 08, 2005


"Osho acredita que todos nascemos com intuição, mas que, à medida que vamos crescendo, vamos perdendo este dom natural. Os nossos pais e professores, com as melhores das intenções, encorajam-nos a ser bem comportados e obedientes, e a dar mais valor à segurança do que à descoberta de coisas novas. Assim, a maior parte de nós está aprisionada nos limites do pensamento lógico. A intuição é a percepção directa da realidade, sem projecções dos preconceitos e das crenças da mente. É a visão pura e plena, uma forma de conhecer para além da lógica. Ao longo destas páginas, Osho salienta a importância de nos libertarmos dos limites da lógica e do pensamento analítico e ensina-nos a recuperar a nossa intuição, para que cada um possa descobrir uma nova forma de sentir e de pensar."

Carta aos meus filhos

Meus queridos filhos, Joana e Rui, nunca vos conseguirei explicar por palavras o quanto vos amo. Só um dia, quando passarem pelas vossas experiências, poderão apreciar a singularidade
deste sentimento e espero partilhar das vossas alegrias.
Aconselho-vos a viver um dia de cada vez, apreciando-o como único e com os olhos bem abertos de forma a apreciar toda a beleza que ele vos trouxe. O respeito por nós é mais forte e origina que respeitemos os outros. Confiem no vosso instinto, na vossa inteligência, na vossa intuição.
Façam-me o favor de ser felizes!!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Para Além do Bem e do Mal

"Só posso crer num Deus que saiba dançar". (Assim Falava Zaratrusta) de Nietzsche.

A Felicidade

A melhor definição que já alguma vez ouvi sobre a felicidade foi dita em português por uma actriz : "Ser feliz é ir contente para casa"

Luz

Dorme Zé Maria, dorme até ser dia
Se alguém duvidou da tua lucidez
É porque não viu até onde tu vês
Ter calor no coração e querer calar a paixão
Num sonho de euforia vivido num só dia
Em luz

Sonha Zé Maria, sonha até ser dia
A vida que foste, que és e que serás
Dá-te a força mágica de ser capaz
De acordar, de criar, de espelhar alegria
Qual brilho de uma estrela
Promessa de harmonia
Que o tempo sempre acaba por mostrar
Em luz

domingo, dezembro 04, 2005

Um sonho pequenino

A grua pousou suavemente a estrutura do pontão nas águas calmas da maré cheia. Os homens encaixavam agora todas aquelas toneladas de material reaproveitado, no rebaixamento que tinham feito previamente na muralha do cais velho. Constituído por tubos, bidons, madeiras e ferros vindos da casa do seu filho, cais novo, que há muitos anos enxota as tradicionais formas de vida que em tempos ali se acolhiam, podia-se caminhar por cima dele cerca de 20 metros até terminar numa plataforma quadrada com uma escada a desaparecer no verde azulado da água.
Mais tarde, os jovens iriam sentar-se com os pés dentro de água, porque a poluição provocada pelos muitos milhares de habitantes já estava a ser encaminhada para a central de tratamento construida no monte de gesso na Barra a Barra. O meu amigo Vitor Ribeiro e dezenas de jovens remavam nos seus kayaks sem medo de apanharem mais infecções na pele.
Claro que também houve música e discursos de satisfação do Porto de Lisboa, da JFAV e da empresa de desmantelamento das carcaças que fizeram história em rios, mares e oceanos.

sábado, dezembro 03, 2005

A Sorte

"Ehh!! O que é que vocês andam aí a fazer!" disse a mulher ao sair à porta da casa térrea na pequena localidade de nome Tom, para dois adultos que andavam nos fundos do quintal debruçados sobre um pequeno canavial."Andamos à procura de uma das rodas da nossa carrinha","Ah, sim? Vejam lá se encontram aí um ninho de pata","Está aqui! A roda e o ninho da pata, desculpe lá isto minha senhora." "Eu é que agradeço, porque não sabia onde a pata fazia o ninho"
No km que andaram para trás, olhando atentamente para o chão dum e doutro lado da estrada, apenas encontraram uma das porcas. Tiraram uma de cada roda da frente, colocaram a roda atrás do lado direito com a ajuda de um macaco e seguiram viagem para Castelo Branco.
Os cinco seguiam calados e atentos à estrada quando o condutor rompeu o silêncio dizendo: "Eh pá! Nunca mais me vou esquecer desta, em que a roda da nossa própria carrinha nos ultrapassou!"

quinta-feira, dezembro 01, 2005

O Baile

"A menina dança, tem par ou descansa?","Quem lhe disze que me chamo Constança?, só danço se adibinhar o meu nome; começa por um O e acava num A". "Orora" disse o rapaz,"Adibinhou, bamos dançar","Não, agora só bou se adibinhar o meu, começa por um A e acava num O","Arnesto!!" disse ela com um sorriso matreiro."Isso mesmo! Bamos dançar" e colocando o braço na cintura dela rodopiaram pela sala.